Um problema muito comum no ombro e muitas vezes mal compreendido. Trata-se de uma doença caracterizada por uma deposição de cálcio num tendão do ombro, normalmente no supraespinhal. O cálcio incomoda como uma “pedra no sapato” gerando dor e desconforto na movimentação. É uma doença benigna com começo, meio e fim, ou seja, um dia o depósito de cálcio é reabsorvido naturalmente pelo corpo, só não se sabe quando. Não esta associada ao consumo de mais ou menos cálcio como a ingesta de laticínios.
O tratamento consiste em cuidar da dor para que seja tolerável com uma boa qualidade de vida até sua resolução espontânea. Muita coisa cabe neste tratamento como fisioterapia, acupuntura, medicações, terapia com ondas de choque e infiltrações. No caso da pessoa não se adaptar com a dor e limitação ou de ter necessidade rápida de uma melhora do ombro a cirurgia é indicada. Na cirurgia, por artroscopia, o depósito de cálcio é retirado e ocorre melhora gradativa, usualmente com a resolução satisfatória do problema em 6 a 12 semanas.
Nota: Este artigo destina-se a informação sobre saúde. Ele não substitui em hipótese alguma a orientação ou a conduta do seu médico!
Dr. Alexandre Pagotto Pacheco
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 87053 RQE: 47304
Voltar para o blog