Tendinite Patelar ou Joelho do Saltador

Quantas horas por dia você permanece sentado? Surpreso com a sua resposta? Pois é, na nossa sociedade permanecemos muito tempo sentados. E a posição, muda? Não, quase sempre a mesma. Noventa graus no quadril, nos joelhos, um encosto confortável e pronto. É em casa, no trabalho, no carro, na reunião, na festa, no barzinho, no cinema… Aí esta a gênese talvez da maior causa de dores nos joelhos de indivíduos em idade adulta (15 a 60 anos) atendidas no consultório de um especialista.

O joelho é uma dobradiça situada na região central dos membros inferiores que sofre a ação de tirantes, os tendões, que são tracionados por músculos bastante potentes. O mais potente deles é o quadríceps, esse músculo enorme da região anterior da coxa, que tem uma polia em seu tendão chamada patela ou rótula. Este músculo, usado em desacelerações e na impulsão adiante na marcha é contraposto pelos isquiotibiais (IQTs), que ficam na região posterior da coxa. Sempre que você vai dar um passo, seu quadríceps esta vencendo a resistência dos IQTs.

Além disso, os principais músculos desse movimento, reto femoral (parte do quadríceps) e os IQTs são bi articulares, ou seja, começam na bacia e terminam na perna, não se inserindo na coxa, apenas passando por ela. Sofrem, portanto, alterações de comprimento com as mudanças de posição também da pelve.

Voltando à nossa posição sentada, observaremos duas coisas. Primeiro: a posição sempre em flexão do joelho que, com o passar dos anos, vai encurtando os IQTs, por falta de estímulo ao seu alongamento. Segundo: por estarmos sempre encostados, nossos músculos abdominais e dorsais trabalham pouco para manter a posição alinhada da coluna, perdendo força e vigor. Após anos desta maneira, temos um tronco fraco, submetido a músculos bi articulares da coxa encurtados, exercendo tração acima do habitual. A pelve “roda” e ficamos com mais desequilíbrios.

O quadríceps trabalhando sob mais tensão exerce maior pressão sob a patela e o tendão patelar. Chegamos ao fator causal da grande maioria das tendinites patelares: encurtamento e desequilíbrios musculares. É aquela dor conhecida na frente do joelho, para subir e descer escadas, se agachar, ficar muito tempo sentado, se levantar da cadeira, pisar no acelerador ou na embreagem do carro, etc. Embora seja conhecida como tendinite do saltador, é muito mais prevalente na população em geral que não pratica sequer atividade física, mas também ocorre por sobrecarga no esporte.

Portanto, para ter joelhos mais saudáveis, pratique exercícios de flexibilidade, principalmente alongando os músculos posteriores e anteriores da coxa e procure fortalecer os músculos abdominais e dorsais, as pranchas são ótimas. Vale a pena também fortalecer a coxa sem sobrecarregar a patela, em exercícios chamados de isométricos, com carga controlada. Lembre-se de que a flexibilidade pode ser praticada independentemente dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos e que ela se ganha mais com a frequência do que com intensidade dos exercícios. Mexa-se!

Nota: Este artigo destina-se a informação sobre saúde. Ele não substitui em hipótese alguma a orientação do seu médico nem do seu fisioterapeuta, que devem ser consultados para um adequado programa de exercícios terapêuticos!

Dr. Alexandre Pagotto Pacheco

CRM: 87053      RQE: 47304

Voltar para o blog
whatsapp