Fratura Óssea: Previna-se

Prevenir é melhor que remediar! A prevenção de novas fraturas para quem já teve uma é a nova fronteira da ortopedia. Estamos falando das pessoas acima dos 50 anos, que têm fraturas com baixa energia, por traumas nos quais um jovem de 20 anos não teria. Geralmente quedas ao solo, já associadas osteopenia ou osteoporose, perda de massa muscular e de equilíbrio. Estes pacientes com fraturas geralmente do fêmur, do úmero, punho e das vértebras apresentam 4 vezes mais chance de ter novas fraturas. Pacientes com fraturas vertebrais terão novas fraturas nos próximos 3 anos, muitos já no mesmo ano.

A fratura por fragilidade por si só já demanda tratamento preventivo.  Nos casos de fratura de quadril, é mandatório o tratamento medicamentoso precoce, que pode diminuir em 30 a 60% a chance de refratura. A fratura do quadril esta associada a alta taxa de mortalidade precoce. Outras fraturas em condições de trauma banal devem ser também investigadas, como mão, tornozelo, costelas, já que as mesmas aumentam a chance de fraturas mais graves como as do quadril.

Baseado num programa pioneiro brasileiro de sucesso desenvolvido no Hospital de Ipanema no Rio de Janeiro, implantamos na clínica um programa sério de investigação das causas e intervenção nos motivos da osteoporose para efetiva prevenção de novas fraturas. Inicialmente há necessidade de vontade do médico e do paciente em fazer esta prevenção. Do médico em estudar o assunto e em demandar tempo na consulta na investigação e no raciocínio clínico e do paciente para seguir o tratamento.

Entre os fatores de risco para osteoporose e fraturas estão mulheres acima de 50 anos, homens acima de 60 anos, aqueles cujos pais tiveram osteoporose ou que sofreram fratura do fêmur, menopausa antes dos 45 anos, usuários de álcool, cortisona, fumantes ou ex-fumantes, idosos que diminuiram de altura, impotência ou perda de libido, problemas de tireóide, sedentários e intolerantes ao leite.

O tratamento é individual e o arsenal terapêutico amplo. Estão envolvidas abordagens sobre a massa muscular e artrose. Todo o programa se destina também a quem não teve fratura e deseja se prevenir, principalmente as mulheres pós menopausa e os homens após os 60 anos.

Voltar para o blog
whatsapp