Joanete: o pesadelo dos pés

Joanete: o pesadelo dos pés

Talvez o problema dos pés que mais incomode as pessoas, principalmente as mulheres, nas fases adulta e madura seja o joanete. Tecnicamente chamado de hálux valgus, compreende uma protuberância na base do primeiro dedo, o popular “dedão”, ou hálux. Acompanha uma deformidade para lateral do dedo, que pode chegar a extremos de encavalar-se no segundo dedo. Mas por quê isso acontece?

A causa é multifatorial, mas vamos destacar aqui duas importantes, nas quais podemos intervir ou pelo menos tomar consciência.

A primeira é o uso de calçados tipo Scarpin. Scarpin vem do italiano scarpe, que significa calçados. A itália é referência em estética e beleza no mundo ocidental por sua herança clássica renascentista. E não se pode negar: uma mulher de salto alto é puro charme e elegância.

Entretanto, fisiologicamente, este calçado de bico tem seus problemas. Observe que os dedos são um sistema de raios, como do pneu de bicicleta, que absorvem e distribuem a carga no momento do balanço e desprendimento da marcha. Experimente pisar descalço na grama e observe como com a carga a região dos dedos se alarga. Com o uso do bico fino, fazemos uma espécie de amputação funcional dos dedos, tirando grande parte de sua função. Além disso, considera-se feminino o pé pequeno, fazendo com que as mulheres prefiram em geral o número menor quando ficam entre dois, limitando mais a acomodação dos dedos. Com o passar dos anos, esta posição viciosa acaba por predispor uma deformidade.

A segunda é o fato de usarmos calçados com solados adaptados, em terrenos planos, eliminando o ajuste do retropé ao terreno. Ao longo dos anos, o ajuste a diferentes terrenos acaba ficando menos importante e os músculos deste ajuste, principalmente o tibial posterior, ficam relativamente enfraquecidos. Desta forma, o pé tende mais a pronar, diminuindo seu arco interno. Cronicamente isto leva a um esforço deformante no hálux predispondo-o a entrar em varo, ocasionando o joanete, num mecanismo parecido com o do calçado de bico fino.

Desta forma, pelo menos em teoria, o uso de calçados de frente larga ou abertos na frente e a prática de andar descalço em terrenos acidentados ou mesmo praticar esportes que exijam adaptação ao terreno pode ajudar a prevenir o joanete ou hálux valgus.

Existem hoje técnicas cirúrgicas modernas de correção do joanete com mini incisões e ordem de caminhar imediatamente que levam a uma correção bem satisfatória do joanete que esta descompensado com bem menos desgaste físico e emocional que há alguns anos. Converse com seu ortopedista.

Nota: este artigo destina-se a informação sobre problemas ortopédicos. Em hipótese alguma substitui uma consulta médica ou a orientação do ortopedista de sua confiança.

Alexandre Pagotto Pacheco

CRM: 87053  RQE: 47304

Voltar para o blog
whatsapp