Ruptura do Menisco – Procure salvar o seu

Os meniscos são estruturas importantíssimas que agem como amortecedores no joelho entre os ossos do fêmur e da tíbia. Absorvem  impactos, distribuem a carga, lubrificam a articulação, aumentam a sua congruência. A perda dos meniscos leva a aumento da pressão nos ossos e perda precoce da cartilagem, deformidade e artrose. 

Os meniscos podem ser lesados num trauma esportivo com lesão de ligamento por exemplo, num acidente traumático, como lesões degenerativas com o envelhecer ou com sua retirada cirúrgica. Nas décadas de 60 a 80 os meniscos eram retirados totalmente quando lesados, o que levou a inúmeros casos de artrose que têm sido operados de próteses agora. Nas décadas de 90 a 2010 imperou a meniscectomia parcial (retirada menor) para as lesões meniscais.

A sutura ou reparo do menisco já é praticada por alguns médicos, nos quais nos incluímos, desde os anos 90. Recentemente, essa prática ganhou força importante aumentando sua indicação e possibilidades técnicas. Um menisco reparado e cicatrizado leva a uma articulação sadia para a posteridade adiando ou retirando a necessidade de prótese no futuro.

 Ocorre que é necessário um cirurgião adequadamente treinado, uma equipe afinada e boa vontade para a prática da sutura do menisco, porque ela torna a cirurgia mais trabalhosa e mais cara em recursos. Por isso, muitas vezes uma boa oportunidade de reparo do menisco é perdida.  

Fica a dica: quando o menisco em questão for o seu, procure um médico habilidoso na técnica da sutura meniscal para saber se é possível fazer a mesma. Considere isso no seu planejamento terapêutico.

Dr. Alexandre Pagotto Pacheco

Ortopedia e Traumatologia

Voltar para o blog
whatsapp